O que faz um Observatório Social?

O Observatório Social (OS) é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública local.

Cada OS é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos, ou seja, seus tributos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos, aposentados e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Após três anos de intensas reuniões e captação de apoiadores, o município de São Paulo deu um passo importante em relação ao monitoramento da aplicação dos recursos públicos da cidade. No dia 03 de março de 2016, foi criado o Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP), com o apoio técnico e metodológico da Rede Observatório Social do Brasil (OSB), a qual somos filiados, atuando em sincronia com mais de 110 municípios. Mantemos mais de 50 entidades representativas conectadas às nossas atividades.

ObservatórioSocial do Brasil - São Paulo (OSB-SP)

O Observatório Social (OS) é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública na cidade de São Paulo.