Nossa São Paulo apresenta mais uma etapa da pesquisa “Viver em São Paulo”

OSB-SP integra grupo de trabalho Democracia e Participação da Rede Nossa São Paulo e participou do evento

16 de agosto de 2018 11:23

Veja outras publicações das mesmas tags: | |

Por David Nascimento

Na manhã desta terça-feira (14/08), a Rede Nossa São Paulo apresentou a pesquisa “Viver em São Paulo: Transparência e Participação Social na Cidade” na Sala de Espetáculo do Sesc Belenzinho, zona leste da capital. O Observatório Social do Brasil São Paulo (OSB-SP) participou do evento com a presença da vice-presidente operacional, Gioia M. A. Tumbiolo Tosi.

Gioia explicou a importância da parceria entre a Rede Nossa São Paulo, o Instituto Ibope e o Sesc, que vêm promovendo mensalmente pesquisas a respeito da qualidade de vida em São Paulo em seus diversos aspectos, possibilitando uma avaliação qualitativa da aplicação de recursos públicos no município. “Por conta disso, representantes do OSB-SP procuram estar presentes nos diversos eventos, realizados mensalmente. Este abordou questões de participação social e transparência, cujas deficiências têm contribuído para a descrença e desconfiança nas instituições”, afirmou.

“O exercício do controle social, tal como estimulado pelo OSB-SP necessita desta participação social.”

Ela ainda comentou sobre a união das organizações que trabalham para melhorar a vida na cidade. “O exercício do controle social, tal como estimulado pelo OSB-SP necessita desta participação social. É preciso juntar forças e, neste sentido, o OSB-SP integra o grupo de trabalho Democracia e Participação da Rede Nossa São Paulo”, disse Gioia.

Na pesquisa, o dado mais expressivo é o de que 85% da população paulistana acredita que a administração pública municipal é pouco ou nada transparente. Como conclusão das informações apresentadas, foi entendido pela Rede Nossa São Paulo que o paulistano está desconfiado, quer uma participação mais direta e mais capilaridade na representação política.

ObservatórioSocial do Brasil - São Paulo (OSB-SP)

O Observatório Social (OS) é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública na cidade de São Paulo.


CEP:
Telefone:
E-mail: