[NOTA] Seminário Controle dos Gastos Públicos com a Terceira Idade

03 de junho de 2017 09:28

Foi realizado no último dia 17 de maio o Seminário “Controle de Gastos Públicos com a Terceira Idade , em parceria com o Jornal da Terceira Idade e a FECAP. O objetivo desta iniciativa foi divulgar o Projeto do OSB-SP que irá criar e ministrar Formação de Conselheiros e Líderes do segmento de Pessoas Idosas.

 

Em parceria com os atores que das políticas públicas, a saber, Conselho Municipal, Entidades, Autoridades e público-alvo, este projeto pretende difundir conhecimentos específicos dos temas: financiamento da política pública, alternativas na busca de recursos, papel do Conselho Municipal e Acompanhamento e monitoramento dos gastos da Administração Pública.

 

Na primeira parte do Seminário foram apresentado os participantes do Observatório Social do Brasil – São Paulo e sua atuação no monitoramento de gastos públicos no município. A seguir foram descritos brevemente os projetos em andamento no ano de 2017 e convidados os presentes a engajarem-se naquele(s) com que tiverem maior afinidade.

 

Por fim foi discutida a possibilidade de se construir coletivamente a Formação para Conselheiros e Lideres do segmento, com a participação dos interessados em colaborar na elaboração do projeto. Ficou acordado que os participantes deveriam se manifestar, via e mail, até o dia 02 de junho, a respeito de sua disposição nesta construção, após o que será agendada uma primeira reunião para início das discussões.

 

O coordenador da Política Pública para a Pessoa Idosa, na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Sr. Alexandre Teixeira Ramos, participou ativamente do Seminário e já garantiu sua presença como parceiro na elaboração da Formação.

 

A presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, Sra. Elizabeth Ferreira,   a Defensora Pública  do Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso,  Drª Renata Flores Tibyriçá e a Promotora do  Ministério Público, Drª Claudia Maria Bere, não puderam estar presentes, mas foram contatadas posteriormente e estão dispostas a colaborar na iniciativa. O Seminário recebeu aproximadamente 60 participantes e foi avaliado positivamente, com muitas pessoas mostrando interesse em conhecer detalhes e projetos do OSB-SP.

ObservatórioSocial do Brasil - São Paulo (OSB-SP)

O Observatório Social (OS) é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública na cidade de São Paulo.


CEP:
Telefone:
E-mail: