Parceiros do OSB-SP levam Prêmio Nacional de Educação Fiscal

A ferramenta da EACH-USP ganhou na categoria ‘instituições’.

16 de setembro de 2016 18:22

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Por Thiago Ermano – Observatório Social

Parceiro do Observatório Social do Brasil – São Paulo, o projeto“Cuidando do Meu Bairro”, do COLAB – Colaboratório de Desenvolvimento e Participação, ganhou o 1° lugar no “Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2016”!

A ferramenta foi inscrita em nome da EACH-USP e ganhou na categoria ‘instituições’. A premiação aconteceu em 9 de novembro, em Brasília, e o prêmio foi recebido pela professora Gisele Craveiro, que coordena o projeto.

Mais detalhes sobre o Cuidando do Meu Bairro

A lei brasileira obriga que todos os gastos públicos sejam disponibilizados de forma detalhada e em tempo real na internet. Mesmo assim, os portais de transparência ainda necessitam da legibilidade e maior acessibilidade dos dados abertos, merecendo atenção especial dos cidadãos. É por esta necessidade que o Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP) firmou convênio com o grupo de pesquisa Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Colab), da Universidade de São Paulo (USP).

Entre setembro e novembro de 2016, os observadores sociais aprenderam gratuitamente como funciona o projeto “Cuidando do Meu Bairro”, que busca contribuir para a cidadania como uma ferramenta de controle e participação social na capital paulista. Por meio de ações de mapeamento das despesas públicas da cidade de São Paulo, e exibição dos resultados em um mapa, é possível acompanhar o progresso de gastos, em tempo real.

“A partir das lições aprendidas e sugestões dos usuários, houve a ampliação do escopo da ferramenta, que busca aliar os fluxos verticais de informação do governo para a cidadania, por meio da captação de dados abertos e por respostas às solicitações de informações para a prefeitura. Nossa ferramenta também é capaz de atuar com o fluxo horizontal, compartilhando os pedidos, respostas e comentários entre os usuários”, garante a docente responsável pelo “Cuidando do Meu Bairro”, a professora Dra. Gisele S. Craveiro.

O objetivo do convênio é entre o Observatório Social de São Paulo e o grupo de pesquisa Colaboratório de Desenvolvimento e Participação é gerar um estudo do uso de alternativas tecnológicas para o acompanhamento do orçamento público da cidade de São Paulo pela rede de voluntários e participantes das atividades de monitoramento e engajamento cidadão, desenvolvidas pelo OSB-SP.

ObservatórioSocial do Brasil - São Paulo (OSB-SP)

O Observatório Social (OS) é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública na cidade de São Paulo.


CEP:
Telefone:
E-mail: