Parceria OSB-SP para fomentar o Controle Social

Em parceria com o Deptº de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, o OSB-SP destaca a formação da 1ª Turma da Disciplina EAC0577 Planejamento, Orçamento e Controle Social na Gestão Pública, durante o primeiro semestre de 2018.

04 de julho de 2018 11:51

Veja outras publicações das mesmas tags: |

Por: Alex Besborodco

A 1ª Turma da Disciplina EAC0577 ‘Planejamento, Orçamento e Controle Social na Gestão Pública’, ministrada pela professora Patrícia Siqueira Varela, do Deptº de Contabilidade da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), foi encerrada no último dia 28/06/2018, em parceria com o Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP).

Durante o semestre os alunos foram convidados a desenvolver soluções tecnológicas para aprimorar o Controle Social no Município de São Paulo. Alex Besborodco, coordenador de Monitoramento de Licitações, acompanhou os trabalhos oferecendo know-how e bases de dados que estão à disposição da sociedade. Destaque também para a participação da docente Dra. Gisele Craveiro, que apresentou a plataforma ‘Cuidando do Meu Bairro’.

Na ocasião, foram apresentados em grupo, os seguintes trabalhos desenvolvidos:

  • Estudo sobre as dotações de valores irrisórios no Orçamento (LOA);
  • Acompanhamento das aquisições de insumos para a política de Automonitoramento Glicêmico;
  • Acompanhamento do repasse da cota-parte do ICMS do Estado para os Municípios;
  • Acompanhamento das condições físicas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com uso de questionário eletrônico, fotos georreferenciadas e aplicativo móbile;
  • Estudo sobre o impacto das aposentadorias nas Secretarias Municipais;
  • Acompanhamento dos repasses e fluxo de caixa da empresa SPTrans.

O semestre termina com os agradecimentos da Professora Patrícia à turma, comemorando o alto nível dos trabalhos desenvolvidos e a oportunidade de aprendizado para todos os envolvidos.  No próximo semestre os interessados poderão continuar o desenvolvimento na disciplina ACH3778  ‘Governo Aberto’, com a Professora Dra. Gisele Craveiro. Ambas as disciplinas serão oferecidas anualmente e OSB-SP está convidado para as próximas turmas.

ObservatórioSocial do Brasil - São Paulo (OSB-SP)

O Observatório Social (OS) é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública na cidade de São Paulo.


CEP:
Telefone:
E-mail: