PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

1 – COMO ME TORNO VOLUNTÁRI@ DO OBSERVATÓRIO SOCIAL, EM SÃO PAULO?

É necessário que se inscreva pelo site ou pelo Facebook do Observatório Social do Brasil – São Paulo, transmitindo informações gerais, suas expectativas e como pode colaborar com ações simples e pelos programas/subprogramas. É fundamental, ainda, que cumpra algumas exigências do OSB-SP.

.

2 – QUAIS SÃO AS ETAPAS E O TEMPO QUE LEVA PARA ME TORNAR OBSERVADOR@ SOCIAL, PARA TRABALHAR EM SÃO PAULO?

São poucas as etapas de treinamentos e orientações. Você passará, basicamente, por três caminhos, que tem um total médio de 8h de aprendizados:

A – Participe de nosso Programa de Formação de Observadores Sociais, cujas informações e datas você encontra no site do OSB-SP. Tem, em média, 2h de duração;

B – Gostou e se identificou com o que foi transmitido em nossas palestras? Agora, poderá se inscrever para o próximo passo: Entenda como funciona o Observatório Social do Brasil – São Paulo e nossos Programas de atuação, para a melhor gestão dos recursos da capital paulista. Duração média de 2h;

C – Compreendeu quem somos e quais são as nossas missões? Então, receberá um treinamento para entender “como faremos”. Este conhecimento tem duração de 4h.

Ao final destes três processos você poderá efetivamente preencher uma Ficha de Voluntariado e se candidatar às vagas disponíveis, seguindo orientações dos Coordenadores de Subprogramas, com planejamento e carga horária definida, para o cumprimento de missões semanais/quinzenais/mensais.

Veja um mapa que explica bem como será esse percurso:

.

3 – E QUAIS SÃO OS DIAS E HORÁRIOS DE TREINAMENTOS, PALESTRAS, CURSOS E ORIENTAÇÕES DO OSB-SP?

Após tornar-se voluntári@, poderá combinar diretamente com a Coordenação dos programas/subprogramas as datas de reuniões para discussão das atividades. Antes disso, o Programa de Formação de Observadores Sociais, das 18h30 às 21h, ocorrerá na última quarta-feira de cada mês. Caso não possa participar, remarcaremos no sábado seguinte, das 9h às 11h30.

Instruções sobre “Como funciona o Observatório Social em São Paulo” e aplicação da Metodologia de trabalho ocorrerão sempre aos sábados, em dia e horário a combinar com quem passar da fase de sensibilização. Geralmente realizamos das 9h até 12h.

.

4 – ONDE ENCONTRO INFORMAÇÕES GERAIS E MAIS COMPLETAS SOBRE A ATUAÇÃO E GRUPOS DE TRABALHO DO OBSERVATÓRIO SOCIAL EM SÃO PAULO?

Você pode encontrar informações por meio de nosso site – www.saopaulo.osbrasil.org.br

Pode acompanhar as ações e informações sobre a gestão da Prefeitura e ações do Observatório Social de São Paulo por nossa página, no Facebook – www.facebook.com/OSBSP

E, após passar pelas três fases de treinamento e orientações, poderá solicitar sua inclusão no Grupo de Voluntários que mantemos no WhatsApp, onde encontrará muitos casos práticos de mais de 120 observatórios sociais, que estão realizando ações de Cidadania Fiscal, Gestão Pública, Transparência e Monitoramento das Compras Públicas de seus municípios, além de terem conexão direta com tod@s @s voluntári@s do OSB-SP.

.

5 – COM QUAL(IS) TAREFA(S) COMUM(UNS) QUER COLABORAR COM O OSB-SP?

.

6 – QUAIS SÃO OS PROGRAMAS/SUBPROGRAMAS QUE PODEREI ATUAR, APÓS TREINAMENTOS?

.

7 – SEREI AVALIAD@ ENQUANTO FOR VOLUNTÁRI@ DO OBSERVATÓRIO SOCIAL?

Sim. Procuraremos avaliar, com o auxílio de profissionais de RH e Gestão de Pessoas, se realmente entendeu o trabalho, se está atingindo as metas e se terá condições de atuar em próximos projetos. Por isso, compromisso, comprometimento e proatividade são palavras que norteiam nossa missão voluntária!

.

8 – CASO EU TENHA DÚVIDAS, QUAIS SÃO OS CONTATOS E COM QUEM DEVO CONVERSAR NO OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL, EM SÃO PAULO?

Quer saber mais sobre o OSB-SP? Entre em contato pelos e-mails abaixo:

Contato Geral: saopaulo@osbrasil.org.br

Administrativo: saopaulo.adm@osbrasil.org.br

Presidente e Gestão: saopaulo.presidente@osbrasil.org.br

Vice-Presidente e Comunicação: saopaulo.vp@osbrasil.org.br

Ou ligue para (11) 3272.4288 – Secretaria.

Salvar

Salvar

ObservatórioSocial do Brasil - São Paulo (OSB-SP)

O Observatório Social (OS) é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública na cidade de São Paulo.